Minha lista de blogs

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DÉCADA DE 30...

Este blog é parte integrante do TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar), desenvolvido por TICIANE SILVA DE OLIVEIRA E DAMARES SOARES DA SILVA/ 1ºPeríodo do CURSO DE DESIGN DE MODA / UNIVERSO, com o intuito de apresentar um produto desenvolvido apartir do estudo da década de 1930. Tem por objetivo mostrar as etapas de criação desde a pesquisa, inspiração, elaboração e finalização do produto.

SEJAM BEM VINDOS!

Os anos 30 descobriram o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira-mar para passar períodos de férias. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite. Nessa decada eles não tinham muita higiene, por isso morriam muito fácil. Mas predominava o forte afeto pelo sexo.

MÚSICA

DOLORES DURAN


LUXO E O GLAMOUR

 
A MODA DA DÉCADA DE 30

Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.
Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta. A mulher dessa época devia ser magra, bronzeada, o modelo de beleza da atriz
Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres.
Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como
Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.
Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta.
Os movimentos totalitários começam a eclodir também em outros países europeus, com
Mussolini na Itália, Salazar em Portugal, Francisco Franco na Espanha e Stálin na União Soviética, além de Hitler na Alemanha.
No
Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado pelo político gaúcho Getúlio Vargas. Em 1932 inicia a Revolução Constitucionalista, organizada pelo estado de São Paulo, que exige, entre outros pontos, a constitucionalização do novo regime. O movimento é derrotado, mas força a convocação da Assembleia Constituinte em 1933. Em 1934 seria promulgada a nova Constituição. Chega ao fim a política do café-com-leite e tem início o Estado Novo, em novembro de 1937. Ao longo do restante da década não seriam realizadas eleições no país (as eleições só voltariam com o fim do Estado Novo, em 1945).
Na
Etiópia era coroado como Imperador Ras Tafari, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão de Judá, que agora adotara o Nome de Haile Selassie (Poder da Trindade). Cuja elevação à condição de imperador havia sido profetizada por Marcus Garvey e é até hoje tida como religião ou filosofia de vida. Fora Selassie quem pronunciara as palavras contidas na música War, de Bob Marley. Traduzido: "Até que a filosofia que sustenta uma raça superior e outra inferior, seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada haverá guerra, eu digo guerra. Até que não existam cidadãos de 1º e 2º classe de qualquer nação. Até que a cor da pele de um homem seja menos significante do que a cor dos seus olhos haverá guerra. Até que todos os direitos básicos sejam igualmente garantidos para todos, sem discriminação de raça, ate esse dia o sonho de paz duradoura, da cidadania mundial e as regras da moralidade internacional, permanecerão como ilusões fugares para serem perseguidas, mas nunca alcançadas…"

IMAGENS DO PAINEL

O PAINEL...


ELSA SCHIAPARELLI

BICLIOGRAFIA

Nascida no Palazzo Corsini, Elsa era filha de um decano da Universidade de Roma e uma autoridade em sânscrito. Era sobrinha de Giovanni Schiaparelli, com o qual passou muito tempo estudando os céus. Estudou Filosofia na Universidade de Roma e nesta época, publicou um livro de poesia erótica que chocou sua conservadora família. A Família Schiaparelli a enviou para um convento até que se declarou em greve de fome. Aos 22 anos aceitou um trabalho em Londres como babá. A viagem a Londres lhe deu sua primeira oportunidade no mundo da moda, ao ser convidade a um baile em Paris.
Passou o início de sua vida de casada nas cidades
norteamericanas de Boston e Nova York e em 1920 mudou-se para Paris. Em 1928 abriu uma loja chamada Pour le Sport. Sua própria Maison, viria a ser lançada um ano depois (1929).
Contratou
artistas plásticos e outros criadores famosos para criarem seus acessórios e tecidos, como por exemplo o grande pintor Salvador Dali e Jean Cocteau. Os movimentos artísticos do cubismo e do surrealismo tiveram influência sobre suas criações. Em 1933, introduziu a chamada manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que caracterizariam a moda até o chamado New Look.
Elsa Schiaparelli lançou
broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, cadeados nos casacos, o tingimento de peles. Desenvolveu tecidos com estampas de jornal com os quais fazia lenços e bordava em suas roupas signos do zodíaco. Criou o tom de rosa que passou a chamar "rosa choque".
Ao realizar a fusão de
arte com moda, Elza Schiaparelli ofereceu as mulheres uma nova opção de vestir. Durante a Segunda Guerra Mundial proferiu palestras nos Estados Unidos.



APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA



IMAGEM DE INSPIRAÇÃO






 

A imagem é segregada em três unidades o fundo, o casaco e o bordado com brilho. O desenho é unificado pelos fatores de proximidade e semelhança, predominante em muitas das suas unidades compositivas, e pelo seu equilíbrio perfeito em função dos pesos visuais assimetricamente balançados e distribuídos de forma não homogêneo. O desenho num todo apresenta alto grau de ordenação. Alto grau de complexidade configuracional. O conjunto analisado possui um estilo harmonizado e ordenado. Possui regularidade pois favorece a uniformidade dos elementos da composição visual. Os objetos visuais possuem equílibrio assimétrico, as linhas são contínuas. Conclui-se portanto que o conjunto de imagens analisadas possui alta preguinância também por o fundo ser azul marinho e de veludo e os detalhes de bordado dourado, pela rapidez e clareza na leitura visual.

CORES DA DÉCADA

 AZUL MARINHO

 AZUL ANOITECER

 VERMELHO ELSA SCHIAPARELLI

 ROSA CLARO

 PÊSSEGO SUAVE

 VERDE INVERNO

 VERDE PANTANAL

 VERMELHO AVELUDADO

 VERMELHO ELSA

VIOLETA JASMIM

PROCESSO DE CRIAÇÃO





PALAVRAS CHAVE: GLAMOUR-LUXO-HOLLYHOOD-ERGONOMIA-AERODINÂMICA

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO
FICHAS TÉCNICAS DA BOLSA













O objeto bolsa foi inspirado no brilho e no glamour de Elsa Schiaparelli. Seu forte era o surrealismo e o brilho detalhes na parte superior e inferior ,bem como o bolso frontal da bolsa) e sobreposição. Um visual elegante e criativo. Surgiu o zíper de forma decorativa. Os bolsos são internos.
Análise do objeto BOLSA segundo as leis da Gestalt, a conceituação da forma, propriedades, categorias conceituais/ técnicas visuais aplicadas
Constitui-se como unidade principal a ser analisada o objeto BOLSA, que pode ser segregada em outras subunidades contidas na mesma como; o bolso frontal, os detalhes em xadrez (superior e inferior), bem como o zíper e as alças. A unificação se dá pelo fato de haver equilíbrio entre as partes principais da bolsa, o todo se completa de forma hamoniosa e ordenada. A preguinância é alta pois podemos perceber fácilmente o objeto em si, com uma clareza formal e um mínimo de complicação visual na organização de suas partes ou unidades compositivas.
O Objeto visual do tecido que se sobrepõe a parte frontal da bolsa possui desenhos abstratos, linhas irregulares, bordados com detalhes em seda e trabalhado na renda. As cores sempre trabalhadas nos tons de vermelho e de rosa e alguns contornos em dourado, uma hora um tanto quanto escuro uma hora um tanto quanto claro. Os bolsos são internos e possuem um botão dourado com detalhe fundido. O plano é tridimencional apresenta o fundo trabalhado com renda, costuras com tiras em seda, e bordados com lantejoulas douradas de tamanhos e cores diferentes apresenta volume que está mais acentuado nas partes com estampa.
O Plano é tridimensional e A configuração é real pois podemos identificar com clareza o objeto bolsa. O sistema visual possui harmonia por ordem por haver uma concordância entre as unidades que compõem o objeto , e por regularidade por não haver desalinhamentos ou desproporções, ou seja o objeto está em perfeito equilíbrio.
Interpretação conclusiva:
A imagem da bolsa, como um todo, traduz-se em uma alta preguinância, em razão da coerência de seu estilo informal, glamouroso, harmonioso, equilibrado e com brilhos.
A leitura é fácil e rápida.

TICIANE SILVA DE OLIVEIRA E DAMARES SOARES DA SILVA


ANÁLISE DA IMAGEM DE INSPIRAÇÃO

VISÃO GERAL


Década de 1930 e 1939. Foi uma das épocas mais sangrentas de toda a história mundial. Neste período, Hitler ascende ao cargo de chanceler na Alemanha e tem início o genocídio do que Hitler chamava de "raças inferiores", em especial os judeus. Tem início em 1939 a Segunda Guerra Mundial, que sucedeu à Guerra civil de Espanha (1936-1939). Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Por isso, muitos que foram contemporâneos a esse período, a denominaram a pior década do século XX, já que começou com a Grande Depressão e terminou com a guerraMarlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta. A mulher dessa época devia ser magra, bronzeada, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres.
Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como
Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.
Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta.
Os movimentos totalitários começam a eclodir também em outros países europeus, com
Mussolini na Itália, Salazar em Portugal, Francisco Franco na Espanha e Stálin na União Soviética, além de Hitler na Alemanha.
No
Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado pelo político gaúcho Getúlio Vargas. Em 1932 inicia a Revolução Constitucionalista, organizada pelo estado de São Paulo, que exige, entre outros pontos, a constitucionalização do novo regime. O movimento é derrotado, mas força a convocação da Assembleia Constituinte em 1933. Em 1934 seria promulgada a nova Constituição. Chega ao fim a política do café-com-leite e tem início o Estado Novo, em novembro de 1937. Ao longo do restante da década não seriam realizadas eleições no país (as eleições só voltariam com o fim do Estado Novo, em 1945).
Na
Etiópia era coroado como Imperador Ras Tafari, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão de Judá, que agora adotara o Nome de Haile Selassie (Poder da Trindade). Cuja elevação à condição de imperador havia sido profetizada por Marcus Garvey e é até hoje tida como religião ou filosofia de vida. Fora Selassie quem pronunciara as palavras contidas na música War, de Bob Marley. Traduzido: "Até que a filosofia que sustenta uma raça superior e outra inferior, seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada haverá guerra, eu digo guerra. Até que não existam cidadãos de 1º e 2º classe de qualquer nação. Até que a cor da pele de um homem seja menos significante do que a cor dos seus olhos haverá guerra. Até que todos os direitos básicos sejam igualmente garantidos para todos, sem discriminação de raça, ate esse dia o sonho de paz duradoura, da cidadania mundial e as regras da moralidade internacional, permanecerão como ilusões fugares para serem perseguidas, mas nunca alcançadas…" Palazzo Corsini, Elsa era filha de um decano da Universidade de Roma e uma autoridade em sânscrito. Era sobrinha de Giovanni Schiaparelli, com o qual passou muito tempo estudando os céus. Estudou Filosofia na Universidade de Roma e nesta época, publicou um livro de poesia erótica que chocou sua conservadora família. A Família Schiaparelli a enviou para um convento até que se declarou em greve de fome. Aos 22 anos aceitou um trabalho em Londres como babá. A viagem a Londres lhe deu sua primeira oportunidade no mundo da moda, ao ser convidade a um baile em Paris.
Passou o início de sua vida de casada nas cidades
norteamericanas de Boston e Nova York e em 1920 mudou-se para Paris. Em 1928 abriu uma loja chamada Pour le Sport. Sua própria Maison, viria a ser lançada um ano depois (1929).
Contratou
artistas plásticos e outros criadores famosos para criarem seus acessórios e tecidos, como por exemplo o grande pintor Salvador Dali e Jean Cocteau. Os movimentos artísticos do cubismo e do surrealismo tiveram influência sobre suas criações. Em 1933, introduziu a chamada manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que caracterizariam a moda até o chamado New Look.
Elsa Schiaparelli lançou
broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, cadeados nos casacos, o tingimento de peles. Desenvolveu tecidos com estampas de jornal com os quais fazia lenços e bordava em suas roupas signos do zodíaco. Criou o tom de rosa que passou a chamar "rosa choque".
Ao realizar a fusão de
arte com moda, Elza Schiaparelli ofereceu as mulheres uma nova opção de vestir. Durante a Segunda Guerra Mundial proferiu palestras nos Estados Unidos.

A TECNOLOGIA E SEUS AVANÇOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário